Conteúdo

Carf: agroindústria não pode separar atividades para calcular contribuição

O Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) decidiu que empresas do setor agroindustrial não podem separar suas atividades agrícola e industrial na hora de calcular certas contribuições tributárias. Na prática, algumas empresas tentavam dividir essas etapas para obter vantagens fiscais ou reduzir o valor a pagar. O entendimento do órgão foi de que essas fases fazem parte de um mesmo processo produtivo e, por isso, devem ser analisadas juntas. 

A discussão surgiu porque muitas agroindústrias produzem sua própria matéria-prima no campo e depois fazem a industrialização do produto. Algumas empresas argumentavam que essas duas etapas poderiam ser tratadas como atividades independentes para fins tributários. Dessa forma, seria possível aplicar regras diferentes na apuração de contribuições como PIS e Cofins. 

No entanto, o Carf entendeu que, na agroindústria, a produção rural e a industrialização são etapas conectadas e interdependentes. Ou seja, uma existe justamente para alimentar a outra dentro do mesmo processo produtivo. Por isso, separar artificialmente essas atividades apenas para efeitos tributários não seria correto.  

Com essa interpretação, o conselho reforça que a agroindústria deve ser analisada como uma cadeia única de produção. Desde o cultivo da matéria-prima até a transformação em produto final, tudo faz parte de uma mesma atividade econômica. Isso impede que empresas criem divisões internas apenas para reduzir a carga tributária. 

A decisão tem impacto importante para o setor, já que muitas empresas do agronegócio trabalham exatamente nesse modelo integrado. Dependendo de como a atividade fosse segregada, poderia haver mudanças na forma de calcular créditos ou contribuições. O entendimento do Carf tende a limitar essas estratégias de planejamento tributário. 

No fim das contas, a decisão busca manter uma interpretação mais alinhada com a realidade da produção agroindustrial. Como o campo e a indústria funcionam de forma conjunta nesse tipo de empresa, o órgão entende que o tratamento tributário também deve seguir essa lógica, considerando todo o processo produtivo como um conjunto único. 

 

Compartilhe nas redes sociais

Newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter
e fique por dentro das novidades

    Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma boa experiência de navegação e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.